terça-feira, 8 de setembro de 2009

“Marginais e Desviantes”

Toda sociedade define certos padrões a seguir, caso não estejam enquadrados a estes são definidos como: “Marginais e Desviantes”
Este conceito não pode ser encarado de forma rígida, pois há de se verificar que cada grupo social determina as condutas que entende como corretas, que podem mudar de acordo com os costumes inerentes a cada grupo social.
Uma outra visão sociológica identifica o desvio como o fracasso em obedecer as regras do grupo.
Nesse caso surgem dúvidas na decisão de quais regras devem ser tomadas como ponto de comparação em relação ao qual o comportamento é medido e julgado desviante.
Uma sociedade tem muitos grupos, cada um deles com seu próprio conjunto de regras, e as pessoas pertencem a muitos grupos simultaneamente, uma pessoa pode quebrar as regras de um grupo pelo simples ato de se curvar perante as regras de outro.
O fato de um ato ser desviante depende de como as pessoas reagem a ele.São regras altamente diferenciadas conforme a classe social, etnias, cultura e meio de convívio.
Devemos ter em mente que as regras criadas e mantidas por tal rotulação não são universalmente aceitas, o que não quer dizer, que somos livres na prática de nossos atos, pois podemos ser julgados por contrariar as acepções ideológicas da sociedade, acarretando uma coação social, que se materializa pela discriminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário